Meus caros amigos-Augusto Boal-Cartas do exílio_inauguração

Data: 
Mon, 15/01/2018 - 21:30
Local: 
MIRA artes performativas - Rua Padre António Vieira, nº 68 - Porto

Na segunda-feira, 15 de janeiro, pelas 21h30 no MIRA artes performativas, inauguramos a exposição "Meus Caros Amigos – Augusto Boal, Cartas do Exílio".

ENTRADA LIVRE!

«Meus Caros Amigos – Augusto Boal, Cartas do Exílio» é uma exposição que reúne parte da correspondência de Augusto Boal (1931-2009), dramaturgo, director artístico do Teatro Arena, em São Paulo e criador do Teatro do Oprimido, durante os anos de seu exílio político, de 1971 a 1986. Concebida pelo Instituto Augusto Boal, com curadoria de Eucanaã Ferraz, esteve patente no Rio de Janeiro em 2016 e no Museu do Aljube, em Lisboa, em 2017.

Pelos lugares de exílio onde se fixou (Buenos Aires, Lisboa, Paris), Boal multiplicou atividades e deixou marcas. O MIRA | artes performativas acolhe uma versão desta exposição, dando destaque à passagem de Augusto Boal por Portugal. Depois de ter sido preso e torturado pela polícia brasileira, em 1971, Boal viveu com a família em Lisboa entre 1976 e 1978, onde dirigiu o Teatro A Barraca, tendo marcado o trabalho daquele grupo e de numerosos agentes culturais. Ao mesmo tempo, Boal desenvolvia, através de uma intensa circulação internacional, o seu método do Teatro do Oprimido, que consolidará durante a sua estadia em Paris, e manteve sempre, em todos os países, uma intervenção política constante. Em conjunto com José Mário Branco e outros, Augusto Boal dinamizou no Porto atividades teatrais e políticas inseridas nas comemorações do 25 de Abril. É esse legado de Boal em Portugal – e o que dele permanece sob múltiplas formas – que se pretende resgatar com esta exposição e com a programação paralela que terá lugar.

PROGRAMA
15 jan, 21h30
Inauguração da exposição "Meus caros amigos - Augusto Boal, Cartas do Exílio"
Conversa com Maria do Céu Guerra e intervenções musicais de João Lóio e Luca Argel

10 fev, 17h30
Cecília Boal no MIRA - leitura de cartas de Boal em colaboração com estudantes da ESMAE; intervenções musicais de Rui David; conversa com Cecília Boal

3 mar, 17h
Finissage da exposição "Meus caros amigos - Augusto Boal - Cartas do exílio"
Conversa sobre exilio(s) e partilha de testemunhos

Programação: Manuela Matos Monteiro, Joao Lafuente, Hugo Cruz e José Soeiro
Co-produção: CMP - Porto Cultura e Instituto Augusto Boal
Apoios: @Instituto Moreira Salles, Museu Do Aljube - Resistência e Liberdade, ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Nómada, Art & Public Space
Agradecimentos: @Cecília Boal, @Maria do Céu Guerra, José Leitão e Lisa Brasil. Agradecemos também a todos os que tornam possível de forma graciosa a programação paralela.

evento: https://www.facebook.com/events/105404836934134/