VIDEOS: Detenção no Cabo Ruivo de 42 activistas em desobediência civil

Um video de activistas e um video da SIC

Video
Ver vídeoVer vídeo

Comentários

Cerca de três centenas de

Cerca de três centenas de ativistas concentrados no Terreiro do Paço
De Fátima Guerreiro (LUSA) – há 23 minutos

Lisboa, 20 nov (Lusa) -- Cerca de três centenas de ativistas anti-Nato estão concentrados no Terreiro do Paço, em Lisboa, e vestidos de preto e com a cara tapada gritam: "Ativistas presos, liberdade já".

Os manifestantes entoam ainda palavras de ordem "anti-capitalismo" e "anti-imperalismo", apesar de muitos deles calçarem e terem às costas mochilas de marca.

A Polícia está no final da rua Augusta, que começa agora a fazer um cordão junto ao arco.

© 2010 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

E eram os «anarquistas» tugas

E eram os «anarquistas» tugas que iam por isto tudo a ferro e fogo, estava-se mesmo a ver... agora podem voltar PARA CASA DA MÃMÃ!

... e dentro das mochilas de

... e dentro das mochilas de DE MARCA de alguns, a bíbliazinha, de certeza...

«apesar de muitos deles

«apesar de muitos deles calçarem e terem às costas mochilas de marca.» Ah, ah, ah, ah, ah, ah!

E muitos, MUITOS, de cartão da JS no bolso!

Ah, ah,ah,ah

COERÇÃO

Pelas imagens que vi, e sem querer incentivar, desmotivar ou influenciar qualquer forma de luta, acredito que um manifestante preso é um manifestante a menos. E isso é contraproducente! Claro que tal como diz o Acrata, não devemos entregar a nossa liberdade de bandeja, mas sejamos realistas: resistir seria a absoluta estupidez a não ser que tenhas alguma hipóteses de sair vencedor! Seja qual for o momento e a forma de luta.
Então, nesta situação, depois de meter as mãos na lama, o melhor é "ficar a ver" pois a polícia tem armas e coisas maléficas que aleijam o corpo e o ego.
Sinceramente não acredito que estes manifestantes não soubessem desde o inicio da acção, que iriam, na melhor das hipóteses, presos. E como o sabiam, no fundo, transformam-se em mártires da liberdade voluntariamente.
A meu ver, um desperdício de vozes, silenciadas demasiado cedo pois não passará da notícia no nossos queridos media.
A mensagem que nos deram, fica! Mas todas as outras mensagem que poderiam dar, estão presas com eles.
um abraço para tod@s

Compreendo mas não concordo.

Compreendo mas não concordo. Até porque manifestaram e fizeram desobediencia civil e tiveram até relevo nos média. E agora de tarde haverá uma concentração de solidariedade com os mesmos.
Acho mesmo que esta acção está a ter o efeito oposto daquele que dizes.

Força aí, pessoal!

Força aí, pessoal!

Obrigado Indymedia pela

Obrigado Indymedia pela informação que estão a divulgar e não se encontra em mais lado nenhum. Não estou de acordo com tudo o que escrevem...mas estou de acordo com parte delas.

Obrigado por criarem uma alternativa construtiva aos orgãos de des(informação) que há muito deixaram de dar informação objectiva.

Vamos ver se consigo explicar

Vamos ver se consigo explicar o que penso ao observar este video sem ser mal intrepertado.

É de louvar obviamente tod@s os que tem capacidade intelectual para compreender os perigos que a NATO/OTAN representa para o mundo, e que organizam as suas demonstrações para expor as suas ideias.

No entanto há que ter em conta que portugal se encontra em estado de sitio, ou seja, mais do que em qualquer outra altura, todos os nossos direitos enquanto cidadãos/cidadãs encontram-se suspensos. Isto significa que a policia/exercito pode agir com brutalidade sem que tenham de responder por isso.
Isto deveria colocar tod@s os que pensam protestar pacificamente e dando a cara numa situação delicada, pois como se pode observar neste video, @s manifestantes são levados pela policia sem qualquer tipo de resistencia, não sabendo por quanto tempo irão ficar privados de liberdade. O seu protesto foi abafado ali no momento, e portanto tendo um impacto diminuto a nivel de eficiencia para acabar com a NATO/OTAN. Se acabar com a NATO/OTAN é o nosso objectivo, e se temos noção de como funciona a NATO/OTAN enquanto organização militar, em sequencia devemos entender que não podemos simplesmente entregar a nossa liberdade sem resistencia.

Mais uma vez, para que não seja mal intrepertad=, não discordo de nenhum metodo de protesto pacifico ou activo, cada um(a) manifesta-se como entende que o deve fazer, mas quando se trata de liberdade, não lha deviamos servir numa bandeja.

-------------------------------------------------------------------
(raw english translation)

Lets see if I can express what i think watching this video without anyone getting me wrong.

Obviously, it's great that a lot of people have the intellectual capability to understand the dangers that NATO/OTAN represent upon the world, and organize their demonstrations to expose their ideas.

Although we have to remember that portugal is at state of emergency, meaning, more than in any other time of year, all our rights as citizens are suspended. This means that police/army can act with brutality. This should put everyone that think about doing peaceful protests in a delicate situation, because as you can watch in this video, protesters are taken by police with no resistance at all, not even knowing for how long will they are their freedoms taken. Their protest was silenced there in the moment, and had a very small impact in terms of finishing NATO/OTAN. If our objective is to put an end to NATO/OTAN, and if we know how they work as a military organization, we got to understand that can't simple give them our freedom without resistance.

Once more, so people don't get me wrong, I don't disagree with any protest method either if it's peaceful or active, each individual protests as it feels like, but when freedom is put at risk, we shouldn't deliver to them in a plate.

alterações à ordem pública

"ora portanto, os crimes em que incorrem são... alterações da ordem pública... e outras coisas que ainda estamos a averiguar..." fabuloso.

vergonha policial

comos empre a Policia mostra a pouca vergonha que tem. eles são a violença!!!!

espero que a policia se

espero que a policia se mantenha calma e não perturbe a ordem publica. parabéns aos manifestantes

Como cidadão quero deixar o

Como cidadão quero deixar o meu apoio a todos os manifestantes pacíficos e condenar as atitudes despropositadas, violentas e inseguras da polícia. Espero que a policia se mantenha pacifica e não procure gerar violência e perturbar a ordem pública.

Numa acção pacífica 42

Numa acção pacífica 42 activistas anti-nato foram detidos após bloqueio de estrada em Cabo Ruivo Lisboa. A polícia usou como de costume de violência despropositada...

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.